Todos nós já sentimos ciúmes alguma vez na vida, porém, há uma diferença entre o ciúme normal e o patológico.

Podemos dizer que o ciúme é normal, quando é passageiro e a pessoa que vive essa experiência não fica fixada com a ideia ou fato provocador. A principal característica do ciúme normal é que ele é desencadeado por um fato específico, baseado em fatos reais.

Já o ciúme patológico configura-se quando os pensamentos provocam preocupações infundadas ou fantasiosas com a interpretação de que o relacionamento está sendo ameaçado. Esse tipo de ciúme pode ser provocado por situações variadas, em sua maioria, baseados em sentimentos de inferioridade e insegurança, onde o indivíduo, sem base concreta, sente-se desprezado, alienado e descartado pelo outro.

O ciúme patológico pode estar relacionado ao desenvolvimento de um distúrbio de personalidade denominado “Transtorno de Personalidade Paranoide”, onde a pessoa apresenta desordem de pensamentos, acompanhado de sentimentos e comportamentos que prejudicam seu cotidiano, sua vida de um modo geral e principalmente sua vida conjugal.

É comum nas pessoas com ciúme patológico a compulsão por verificar constantemente as suas dúvidas, com relação ao outro, provocadas por seus pensamentos disfuncionais, chegando ao ponto de se dedicar exaustivamente a invadir a privacidade e atrapalhar a liberdade do parceiro. Na expectativa de constatar suas suposições fantasiosas em relação ao outro, a pessoa assim, monitora seu parceiro nas redes sociais, examina ligações do celular, examina bolsos, pertences e muito mais. Tudo isso, na tentativa de aliviar seus sentimentos de dúvida e insegurança, provocados involuntariamente pelos pensamentos disfuncionais.

Se você se identificar com esse tipo de comportamento é indicado buscar por um profissional de saúde para ajudá-lo com o diagnóstico.

“Relacionamento é para te fazer bem e não te tornar detetive.”

 

Psicóloga Ivonete Ribatski

Precisa de ajuda? Agende um horário pelo WhatsApp.

Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais
Posts Recentes